



Pinhole Digital e o uso de uma estética antiga para falar dos tempos atuais.
Atualmente no inicio do século XXI vivemos em um dos tempos mais avançados que a humanidade já vivenciou nesse pálido ponto azul que é o nosso planeta terra. Entretanto estamos vivendo uma época que apesar dos grandes avanços nas áreas da saúde, ciência entre outras, Também vivemos no meio de negacionismo do aquecimento global, vacinação e das destruições das florestas e com isso independente de onde você mora nos encontramos em uma sociedade bastante fragmentado.
Com isso venho através dessa exposição virtual trazer o meu ponto de vista de como vejo que a sociedade vem enxergando o mundo, no qual vemos tudo meio embaçado acreditando mais em nosso ego e cada vez menos querendo dialogar, sem se procurar um ponto de convergência para o melhor pra todos independente da sua classe social, religião ou cor de pele. Poeticamente também faço uma criticar as pessoas e quem esteja negando os avanços científicos, para não corremos o risco de regressamos e perde grande parte das nossas conquista como sociedade.
Para falar imageticamente o que creditei acima eu quis usar uma técnica fotográfica que pudesse mostrar conhecimentos antigos com conhecimentos modernos e atuais, Com isso cheguei a fotografia feita com pinhole em câmera digitais dslr, Em que vemos o encontro do passado com o futuro, no qual uso uma estética e técnicas do primordios da fotografia junto com a praticidade de uma câmera digital para saber exatamente como a foto está e não ter que espera até a hora do filme ser revelado.
O nome Pinhole vem da junção de duas palavras inglesas que são Pin e Hole, No qual pode ser traduzido como buraco de agulha. por causa do pequeno buraco que são feitas nas câmeras pinhole artesanais, A fotografia pinhole é feita com câmera sem lentes e essas câmera podem ser feita com caixa de sapato de fósforo, latas de tinta, de leite, latinhas de sardinhas entre outros. A câmera pinhole artersanal deve ter o seu interior pintado de preto para evita qualquer tipo de reflexo que se possa ter.
O seu funcionamento é similar a câmara escura de um orifício no qual a imagem se forma invertida dentro da câmara após passar por um pequeno orifício e graça a técnica da câmara escura com a junção de lentes biconvexas “lentes esféricas com duas faces” que auxiliam no foco e da criação de químico de emulsão, chapas de vidro e papel fotográfico é que chegamos na criação das primeiras maquinas fotográficas.
Para se fazer uma câmera pinhole em câmeras digitais dslr que permitam trocar de lente é bem simples, Umas das maneiras é pegar a tampa da câmera e fazer um buraco bem no meio dela com uma furadeira ou chave de fenda, após isso o próximo passo é se corta um pequeno pedaço de papel alumínio e colocado na tampa, se faz um buraco bem pequeno no papel alumínio com o auxilio de uma agulha ou alfinete e com uma fita adesiva preta, fixa o papel alumínio na tampa da câmera, cobrindo quase todo papel alumínio mas deixando de fora o pequeno buraco feito.
Quanto menor o furo no pinhole mais definição a fotografia tem, porém isso faz com que tenhamos menos luz entrando na câmera, obrigando ao uso de um tempo de exposição maior ao se fotografar, nisso recomendasse o uso de um tripé para se ter mais estabilidade, Lembrando que na fotografia pinhole temos uma profundidade de campo quase infinita, porém como não a lentes ópticas de vidro temos pouquíssimo foco no que se fotografa e nas câmeras digital não há abertura do diafragma e a luz entra pelo pequeno orifício na tampa.
Sobre a escolha de fotografar em colorido no pinhole digital invés de preto e branco se da pelo fatos das fotografias colorida me remeter a estética da pintura impressionista no qual se pintava com pinceladas rápidas, privilegiando as core e movimentos, Sem falar que os impressionistas eram contemporâneo dos primeiros fotografos. E da mesma forma que a pintura impressionista foram vistas com estranheza a principio, As fotografias dessa exposição virtual também pode trazer uma estranheza pra quem está acostumado as fotografias padrões das redes sociais ou das foto de altíssima qualidade que as câmeras modernas trazem, porém o objetivo dessa exposição é o uso da arte pra fala da arte e criticar como estamos vendo o nosso mundo usando uma linguagem que pode mostra como acredito que as pessoas estão vendo o mundo, com tudo meio embasado e nada claro.
#FotografiaAutoral#PinholeDigital#Pinhole#PinholePhotography #PinholeCamera #FotografiaEstenopeica#Estenopeica#CâmeraEscura#CâmaraEscura Por: #FredBellMaya
Céu azul, as cores do prisma e a vista aqui de casa.
Foto 01 do projeto de fotografia autoral de Pinhole com câmera digital.

Desfoque o transito e evite o beat acelerado das cidade.
Foto 02 do projeto de fotografia autoral de Pinhole com câmera digital.

A embolada de prédios e automóveis em meio a uma tarde vazia.
Foto 03 do projeto de fotografia autoral de Pinhole com câmera digital.

Em meio ao movimento eu sempre vejo as mesmas cenas que poderiam nunca ter existido.
Foto 04 do projeto de fotografia autoral de Pinhole com câmera digital.

Pra lembrar o colorido de outro dia e o Impressionismo de Van Gogh.
Foto 05 do projeto de fotografia autoral de Pinhole com câmera digital.

Um ciclista, um ônibus e as luzes dos postes anunciando o anoitecer.
"Transparecer, foco as vezes vira distração.
Foto 06 do projeto de fotografia autoral de Pinhole com câmera digital

Fora da rotina, existem outras coisas.
"A vida tem suas razões e onde você quer chegar ?"
Foto 07 do projeto de fotografia autoral de Pinhole com câmera digital.

A fé e a força "Sempre conto com você"
Foto 08 do projeto de fotografia autoral de Pinhole com câmera digital.

De verdade " Eu atribuo a você a minha paz"
Foto 09 do projeto de fotografia autoral de Pinhole com câmera digital.

Volta logo.
Foto 10 do projeto de fotografia autoral de Pinhole com câmera digital.

Janela errada ou Janela indiscreta " Não tem nada de mais"
Foto 11 do projetos de fotografia autoral de Pinhole com câmera digital.

Faith "Santa semiótica"
Foto 12 do projetos de fotografia autoral de Pinhole com câmera digital.

Sunset- Estava ali buscando o meu lugar "Já sei pra onde vou"
Foto 13 do projetos de fotografia autoral de Pinhole com câmera digital

.
Texto e Fotos FReD BeLL MaYa
Sobre o que achei: Tudo tão errado que paresse certo fazer umas loucuras as vezes.
Nenhuma foto deve ser reportada ou comercializar sem autorização. Lei n° 9610.
© Copyright- Todos os direitos reservados.